Alameda Rio Negro, 877 - Condomínio Eagle Point - Barueri/Alphaville
Tel: (11) 98999-6020 - Whatsapp
Tel: (11) 2680-5350 - Fixo

Espaço
BenchLeader
NEURODIVERGENTES
"Neurodiversidade descreve a heterogeneidade natural do funcionamento neurológico humano, que inclui diferenças no desenvolvimento e outras condições de saúde mental. Em vez de focar nas dificuldades associaidas a uma condição específica, a abordagem da neurodiversidade enfatiza os pontos fortes e as perspectivas distintas que acompanham identidades neurodivergentes." Miranda-Ojeda, R., Wickramasinghe, A., Ntolkeras, G., Castanho, I. & Yassin, W. — “The Neurodiversity Framework in Medicine: On the Spectrum”, publicado na revista Developmental Neurobiology (2025, Wiley).
NEURODIVERSIDADE: refere-se à diversidade neurológica como fenômeno coletivo.
NEURODIVERGENTE: refere-se ao indivíduo cuja neurologia diverge do padrão majoritário.
Nem todo o cerebro funciona do mesmo jeito, existem muitas maneiras de pensar e agir, foi assim que o termo "neurodivergentes" foi criado para que pudessemos compreender e atuar sobre as diferentes transtornos, formas de comunicar e se comportar. O termo surgiu dentro do movimento de neurodiversidade proposto por Judy Singer no final da década de 1990.
O termo "neurodivergente" descreve pessoas cujo funcionamento neurológico diverge do padrão considerado "neurotípico", cujo "padrão" de funcionamento cognitivo e comportamento é predominante na população. É um termo utilizado para enfatizar a "diferença" e não necessariamente a "doença".
Algumas condições neurocognitivas considerados dentro do grupo da neurodiversidade:
Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dislexia , Discalculia, Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Altas Habilidades (AH), Super Dotação (SD)Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), Transtorno de Personalidade Limite (Borderline), Sindrome de Turette, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, entre outros.

TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizado por diferenças na comunicação social, e, por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. É chamado de ESPECTRO porque existe uma grande variação na forma como esse transtorno de manifesta - em intensidade, habilidades e necessidades de apoio.
Segundo o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders):
"O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em mútiplos contextos, e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades." American Psychiatric Association - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5ª ed, 2022).
Qual é a causa do TEA?
Multifatoriais, ou seja, que envolve: fatores genéticos, biológicos e ambientais.
Dentro do movimento da neurodiversidade, o autismo é compreendido como uma forma diferente de funcionamento neurológico, não apenas como um transtorno., ou seja, buscamos reduzir os estigmas, promover a inclusão, valorizar as forças individuais e construir todas as adaptações necessárias para que o individuo com TEA se sinta incluido, adaptado e parte de um mundo que também é dele.
A CLÍNICA - ESPAÇO BENCHLEADER

ABORDAGENS DE TRATAMENTO
Nossa clínica está vivendo um novo tempo de aprofundamento e compromisso técnico: estamos nos especializando cada vez no atendimento de crianças neurodivergentes, em especial o TEA (Transtorno do Espectro Autista), e a Sindrome de Down.
(consulte outros casos que tambem atendemos).
Entre as abordagens utilizadas: cognitivas e comportamentais, destacamos a Applied Behavior Analysis (ABA - Análise do Comportamento Aplicada), reconhecida internacionalmente como ciência e prática fundamentada com evidências científica para o desenvolvimento de habilidades em crianças TEA e outras sindromes e transtornos. A ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano e utiliza estratégias estruturadas para promover aprendizagem, comunicação, autonomia e habilidades sociais, sempre com metas individualizadas e mensuráveis. em um formato interdisciplinar considerando todas as áreas de atendimento. Pesquisa recentes trazem os grandes avanços de uma equipe que trabalha "junto" e tem um olhar, tais como suas práticas integradas.
O trabalho do Espaço Benchleader é centrado na criança e na família. Acreditamos que a criança é única, com potencialidades próprias, e por isso contruimos planos terapêuticos personalizados, respeitando o ritmos, as necessidades e os objetivos de cada criança e família.
Mais do que aplicar técnicas, nosso propósito é promover desenvolvimento e sensibilidade, unindo conhecimento técnico, práticas reconhecidas e cuidado humanizado.
Esse é o nosso "Jeito de Bench de ser", porque é isso que acontece quando a gente se encontra: "Nos transformamos em uma grande família."