Alameda Rio Negro, 877 - Condomínio Eagle Point - Barueri/Alphaville
Tel: (11) 98999-6020 - Whatsapp
Tel: (11) 2680-5350 - Fixo

Espaço
BenchLeader


A PSICOLOGIA é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais como emoções, pensamentos, aprendizagens e relações. Seu objetivo é compreender como as pessoas sentem, pensam e agem, buscando promover bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida.
A ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma área da psicologia que estuda o comportamento humano de forma científica, buscando entender como ele é influenciado pelo ambiente. ABA utiliza princípios e técnicas baseadas em evidências para ensinar novas habilidades, reduzir comportamentos que prejudicam e promover a autonomia da pessoa. É uma ciência que aplica estratégias planejadas e mensuráveis para favorecer o desenvolvimento e a qualidade de vida, muito utilizada no trabalho com crianças, inclusive no autismo.
A psicóloga avalia e identifica habilidades já consolidadas e áreas que precisam ser desenvolvidas, cria programas individualizados, com metas claras e estratégias específicas, ensina novas habilidades de forma estruturada e lúdica (ex.: comunicação, interação social, autonomia), registra o progresso em cada sessão para acompanhar os avanços e orienta cuidadores e professores para que o aprendizado se generalize no dia a dia da criança. O dia a dia de uma psicóloga é cheio de descobertas e aprendizados junto às crianças. Cada encontro é uma oportunidade de brincar, ensinar e celebrar pequenas conquistas, que fazem toda a diferença no desenvolvimento. Entre jogos, atividades lúdicas e interações, a psicóloga acompanha de perto cada progresso, incentivando a autonomia e fortalecendo vínculos. Além dos atendimentos, também há momentos de escuta e orientação às famílias, para que tudo o que é aprendido possa florescer dentro e fora da terapia.

A PSICOPEDAGOGIA é uma área que une conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para entender e ajudar no processo de aprendizagem. O psicopedagogo trabalha identificando dificuldades e criando estratégias para que a criança aprenda de forma mais eficaz. No caso das crianças com TEA, esse profissional atua respeitando as particularidades de cada uma, buscando formas adaptadas e personalizadas de ensinar, ajudando no desenvolvimento da linguagem, da socialização e das habilidades cognitivas. É um trabalho feito com muito cuidado, acolhimento e paciência, sempre em parceria com a família e a escola. No dia a dia, o psicopedagogo que utiliza a ABA trabalha de forma individualizada com a criança com TEA, sempre respeitando seu ritmo e suas necessidades. Ele observa os comportamentos, identifica o que pode estar dificultando a aprendizagem e, com base nos princípios da ABA, cria estratégias para ensinar novas habilidades de forma positiva e estruturada. São usadas rotinas, atividades lúdicas e reforços que motivam a criança a aprender, seja na linguagem, na socialização ou nas tarefas escolares. É um trabalho que une cuidado, técnica e muita paciência, com o objetivo de ajudar a criança a se desenvolver com mais autonomia e segurança no ambiente escolar e fora dele.
O setor de NUTRIÇÃO trabalha para promover uma relação saudável com a comida, respeitando o tempo, o ritmo e as necessidades de cada indivíduo. Atuamos ajudando a criança a aprender, passo a passo, a ter uma melhor relação com os alimentos.Realizamos um trabalho junto com a equipe e as famílias para ampliar a aceitação alimentar, reduzir dificuldades com texturas, cores e sabores, sempre de forma lúdica e estruturada.
A MUSICOTERAPIA é uma área terapeutica que utiliza a música e seus elementos (ritmo, melodia, harmonia e som), com instrumentos clínicos para promover desenvolvimento emocional, cognitivo, social e comportamental. No contexto da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a musicoterapia pode ser integrada como estratégia complementar, especialimente no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quando alinhada à ABA, a música deixa de ser apenas expressão artística e passa a ser utilizada de forma estruturada, planejada e orientada por objetivos comportamentais tais como: aumento de comunicação verbal e não verbal, ampliação da atenção compartilhada, desenvolvimento de habilidades sociais entre outros.
.jpeg)
A TERAPIA OCUPACIONAL no Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como objetivo central promover funcionalidade, autonomia e participação nas atividades de vida diária, escolares, sociais e de lazer. O terapeuta ocupacional trabalha para potencializar habilidades do paciente, adaptar contextos e ampliar oportunidades de engajamento, favorecendo a qualidade de vida do indivíduo e de sua família. A INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES é considerada uma das abordagens mais fundamentais nesse processo. Muitas pessoas com TEA apresentam disfunções no processamento sensorial, assim então, a utilização de recursos terapêuticos voltados à modulação, discriminação e integração dos estímulos ambientais possibilitam avanços significativos em autorregulação, atenção sustentada e desempenho ocupacional. Portanto, a TERAPIA OCUPACIONAL com ENFOQUE EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL representa uma estratégia essencial para apoiar o desenvolvimento global e a inclusão efetiva da pessoa com TEA em diferentes contextos de sua vida.
O setor de FISIOTERAPIA atua de forma integrada e interdisciplinar, unindo princípios da reabilitação motora aos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para promover desenvolvimento funcional e autonomia em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Na prática, a fisioterapia trabalha com habilidades como: coordenação motora grossa, equilibrio e postura, planejamento motor, organização corporal, regulação sensorial relacionada ao movimento, entre outros.
O setor de PSICOMOTRICIDADE atua no desenvolvimento integrado entre corpo, movimento, emoção e cognição, utilizando estratégias estruturadas para favorecer a funcionalidade da criança com TEA. A psicomotricidade trabalha com aspectos, tais como: coordenação motora fina e grossa, esquema corporal e lateralidade, organização espacial e temporal, planejamento motor, regulação emocional por meio do movimento.
A FONOAUDIOLOGIA é a ciência que estuda e atua sobre os processos de comunicação humana, englobando fala, linguagem, voz, audição, fluência, motricidade orofacial e funções relacionadas à deglutição. A Fonoaudiologia, no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), exerce um papel imprescindível, uma vez que muitas das características do Espectro estão diretamente relacionadas à comunicação e à interação social. Assim sendo, a atuação fonoaudiológica visa estimular a linguagem verbal e não verbal, promover a comunicação funcional por meio da fala, gestos ou recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), desenvolver habilidades sociais e pragmáticas, questões oromiofuncionais, do Sistema Estomatognático e das questões de aprendizagem escolar, sempre levando em consideração as necessidades e especificidades de cada criança.
Levando em consideração as atribuições da Fonoaudiologia na equipe multidisciplinar esta Ciência contribui de forma integrada para o desenvolvimento global da criança, visando promover maior autonomia, inclusão social, escolar e familiar, além de favorecer a qualidade de vida do indivíduo e de sua família.
Assim sendo, no dia-a-dia realiza-se sessões multidisciplinares com as demais áreas de atuação visando a integralidade do desenvolvimento infantil, relacionando os saberes, alinhando as condutas para atingir os objetivos traçados de forma individual para cada paciente
